Histórico

A ORIGEM DE CARAÚBAS DO PIAUÍ

No ano de 1838, o migrante Antônio Medeiros e sua esposa Rosalina Alves Medeiros, vieram do alto sertão do Ceará, e se alojaram no Olho D água que recebeu o nome de Trapiá, por ter à beira do mesmo uma árvore com o nome trapiá. Plantou dois pés de cocos, que ainda existem no local.

Antônio Medeiros, por motivos de alagações mudou-se para cima da Baixa do Alfinete, cuja denominação foi dada por ele.
As matas locais eram compostas da árvore conhecida por “caraúbas”, os vaqueiros que campeavam na região, mudaram o nome, de Antônio Medeiros, para Antônio Caraúbas assim ainda hoje toda descendência é Caraúbas.
Fonte: (Artigo: Adrião Portela. Memórias e Fatos de Caraúbas do Piauí).

 
 
 
Histórico
 
Caraúbas do Piauí - PI
Gentílico: caraubense

Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Caraúbas do Piauí, pela lei estadual nº 4811, de 27-12-1995, desmembrado de Buriti Lopes. Sede no ano atual distrito de Caraúbas do Piauí ex-povoado de Caraúbas. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.


O município de Caraúbas do Piauí está localizado na microrregião do litoral piauiense, compreendendo uma área de 471km², com uma população em 2010 de 5.522, tem como limites ao norte os municípios de Buriti dos Lopes e Caxingó, ao sul Piracuruca e São José do Divino, a leste Cocal e Piracuruca, e a oeste Caxingó e Joaquim Pires.

Fonte: IBGE